As crianças que foram sequestradas por dois homens armados na capital filipina começaram a sair do veículo, ao início da manhã desta quarta-feira. Contavam-se, dentro do autocarro, 31 crianças, com idades até seis anos, e dois professores. Uma criança com febre tinha sido já libertada.

Um dos sequestradores, que se identificou como Armando Ducat, é proprietário de um estabelecimento de ensino nos subúrbios da cidade de Tondo, o mesmo onde estudam as crianças reféns.

O indivíduo fez saber que estava disposto a render-se desde que fosse assegurado educação escolar completa às 145 crianças que frequentam a escola que dirige.

À hora da libertação, as pessoas que cercavam o veículo, incluindo autoridades, tinham iniciado uma vigília. A manifestação era uma das condições impostas por Ducat para exigir igualdade de oportunidades para as crianças desfavorecidas e protestar contra a corrupção no país.