O Hospital de S. João reduziu o número de doentes vítimas de infecções adquiridas no hospital de 19 para 13%. Este é o mais importante resultado dos Estudos de Prevalência de Infecção, apresentados esta sexta-feira na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Estes são valores “muito animadores” e que demonstram o trabalho preventivo efectuado no maior hospital da zona norte, antigamente conhecido pelos piores motivos nas estatísticas.

A Comissão de Controlo de Infecção nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde anunciou esta sexta-feira, o segundo Dia de Controlo de Infecção (o primeiro foi no ano passado), as razões para a significativa redução da taxa de infecção: “um grande investimento tanto na arquitectura do hospital, como na aquisição de materiais para desinfecção, nomeadamento das mãos” dos profissionais e doentes, assegurou ao JPN Paulo Figueiredo Dias, médico infecciologista e presidente da comissão.

Para além disso, foram destacados de cada serviço um elemento de ligação à Comissão de Controlo à Infecção. Estes profissionais recebem formação especial e estão responsáveis pela divulgação dos conhecimentos adquiridos aos restantes elementos do seu serviço. Todo este processo é controlado através de auditorias frequentes.

Durante a apresentação, salientou-se também a importância destes estudos, que vão potenciar conclusões e acções de prevenção, sem que para tal se use dados de outros países.