O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) vai assinar a 18 de Abril um acordo com a sociedade alemã Fraunhofer-Gesellschaft, avança o “Jornal de Negócios”. Depois de ter assinado acordos com o Massachusets Institute of Technology, a Universidade de Carnegie Mellon e a Universidade do Texas em Austin, este será a primeira parceria a nível europeu e a quarta a nível internacional.

Realidade virtual, novas tecnologias, informação gráfica, manufacturing e inserção social serão as áreas privilegiadas na parceria, que surge com o objectivo de reforçar a presença de portugueses em redes de investigação internacionais.

De acordo com o “Jornal de Negócios”, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade Técnica de Lisboa e o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel são algumas das instituições envolvidas no acordo.

O MCTES já havia divulgado a intenção de realizar uma parceria com a sociedade alemã num comunicado que enumerava os principais motivos do eventual acordo: “dar continuidade ao esforço de internacionalização do sistema científico e tecnológico português” e “reforçar a participação de cientistas portugueses em redes europeias de investigação e, em particular, em projectos de desenvolvimento tecnológico a submeter ao próximo programa quadro de I&D da Comissão Europeia”.

A rede de investigação Fraunhofer nasceu na Alemanha, em 1949. É uma organização sem fins lucrativos e conta com uma rede de 80 unidades de investigação, onde trabalham cerca de 12.500 cientistas e engenheiros. Tem um orçamento anual de aproximadamente mil milhões de euros. No currículo da rede alemã, está a invenção da tecnologia de compressão áudio MP3.