A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), em parceria com a Carris, lançou esta terça-feira, numa cerimónia que teve lugar no Museu do Carro Eléctrico, um novo circuito turístico designado “Porto das Pontes”. O circuito vai complementar o percurso “Porto Vintage”, que entrou em funcionamento em 2004.

“A criação do novo percurso surge na sequência do grande sucesso do primeiro percurso. Houve uma crescente procura, designadamente por parte de turistas e grupos em visita à cidade. Este resultado comprovou que o Porto merecia um circuito desde tipo”, referiu a presidente do conselho de administração da STCP, Fernanda Menezes.

“O número crescente de clientes a aderir ao circuito actual justifica, por si só, a criação de um novo percurso complementar”, disse a presidente da STCP, acrescentando ainda que “o número de passageiros transportados [no “Porto Vintage”] em 2006 atingiu um total de 50 mil, o que representa um crescimento de quase 60% face a 2005”

Sob a marca comum “Sightseeing Tours”, cada um dos circuitos do Porto adopta um segundo nome: o percurso actual (“Porto Vintage”) vai chamar-se “Porto Antigo” e o novo circuito terá a designação de “Porto das Pontes”.

Este novo percurso, que totaliza 22 quilómetros e demora 90 minutos a ser percorrido, permite aos clientes observarem as pontes do Rio Douro que ligam Porto a Gaia – começa na ponte Infante D. Henrique e acaba na D. Luís I. Para Fernanda Menezes, a zona oriental da cidade “foi durante muito tempo esquecida. Pelas ruas emblemáticas que tem, merece este enfoque”.

Evolução do circuito turístico

O primeiro circuito turístico “Porto Vintage” foi inaugurado pela STCP, em parceria com a Carris, em Junho de 2004.

Desde o início, o circuito tem vindo a ser alargado a novos locais de interesse turístico da cidade. O percurso foi gradualmente ampliado e foram redefinidos os horários em função das estações do ano.