Fusão NYSE Euronext é a primeira bolsa transatlântica

Nasceu hoje a primeira bolsa transatlântica do mundo com o arranque da negociação conjunta da nova plataforma NYSE Euronext. A oficialização do negócio, calculado em 10,5 mil milhões de euros, concretizou-se com a entrada das acções da NYSE Euronext na Bolsa de Paris.

A partir das oito da manhã de Paris, menos uma hora em Portugal, deu-se início a admissão conjunta de acções da nova empresa que agrega as bolsas de Lisboa, Nova Iorque, Paris, Amesterdão e Bruxelas. Este dia fica para a história das finanças mundiais como o primeiro de uma parceria de dimensão planetária entre os Estados Unidos e a Europa.

O processo que demorou cerca de dois anos e meio a ser concretizado terminou na semana passada. A proposta da bolsa de Nova York foi aceite por 91,4% dos accionistas do Euronext.

A maior bolsa do mundo – a primeira transatlântica – com presença em sete das maiores cidades do mundo, cinco das quais na Europa, tem uma média diária de negociação de 77,5 mil milhões de euros, com uma capitalização bolsista (número de títulos sobre o seu valor) de 22,5 biliões de euros. Tem 4.500 empresas cotadas (70 portuguesas) e 3.600 funcionários.

Bolsa de Lisboa fecha em alta

O índice principal da bolsa Euronext Lisboa terminou a sessão com ganhos esta quarta-feira, dia de ganhos registados um pouco por toda a Europa.

Assim, o PSI 20 subiu 0,17%, para fixar-se nos 11.861,59 pontos. O movimento da sessão em contínuo contabilizava mais de 11.680 negócios realizados à hora do fecho da jornada. O volume transaccionado superou 61,4 milhões de títulos representativos de uma liquidez diária superior a 237,6 milhões de euros.