O modelo de visão do Homem pode agora ser reproduzido: cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, produziram um computador que se aproxima com grande rigor do padrão de processamento visual humano.

A máquina funciona através de uma simulação do que efectivamente acontece no cérebro durante os 100 milissegundos após a observação de um objecto.

Até esta descoberta, os cientistas utilizavam sistemas de referências em que o computador identificava uma imagem através de categorias. Mas essa tecnologia tinha como limitação o facto de não reproduzir a actividade cerebral de processamento de informação com a sofisticação original.

O projecto do Instituto McGovern de Pesquisa Cerebral do MIT, trabalha com dados anatómicos e fisiológicos sobre o córtex visual. Assim se obtém um comportamento similar à visão humana.

Este modelo dos investigadores norte-americanos pode trazer avanços no conhecimento e percepção da visão, cognição e comportamento do Homem, contribuindo para estudos relacionados com problemas de saúde neurofisiológicos, como o autismo e a esquizofrenia.

Outras evoluções que este modelo facilita são a diminuição da distância entre modelos de inteligência artificial e a neurociência, permitindo o desenvolvimento de sistemas artificiais de visão e a criação de próteses sensoriais.

O computador produzido pela equipa do MIT terá muita utilidade em questões de segurança ou para a criação de sensores inteligentes, já que está capacitado para detectar e reconhecer objectos em ambientes agitados. O sistema peca, no entanto, pela necessidade de possuir informações sobre um objecto específico para que o possa reconhecer, ao distingui-lo de outros objectos eventualmente presentes.