A polémica continua a ensombrar a Universidade Independente (UnI). No rescaldo de uma reunião entre a comunidade académica, que juntou reitores, professores e alunos, a instituição denunciou a existência de “interesses que procuram encerrar a universidade de forma a calar e enterrar o passado para que nada se descubra”. Num outro plano, a SIDES, empresa proprietária da Independente, veio levantar suspeitas sobre a gestão da Associação Académica da UnI.

Numa carta aberta ao ministro do Ensino Superior assinada pelo corpo directivo, reitoral, docente e administrativo da universidade, os subscritores afirmam ter sido “surpreendidos pela profundidade das ligações e das implicações” em torno da polémica que envolve a instituição.

Os responsáveis consideram que são vítimas de pessoas que “querem apenas acertar conta”, usando a UnI como “arma de arremesso”, e acusam ainda a postura de outras instituições de ensino superior por se degladiarem “por um punhado de alunos”.

A posição da UnI surge na sequência da decisão do Ministério do Ensino Superior que ontem, segunda-feira, Netemprego conta ainda com 2.163 entidades empregadoras registadas como utilizadoras do “site”, segundo dados do Ministério do Trabalho e Segurança Social.

Para facilitar o acesso à internet foram inaugurados esta quinta-feira 86 quiosques electrónicos nos centros de emprego de todo o país, iniciativa que vai em breve abranger as Lojas do Cidadão. Esta iniciativa é mais um passo na modernização do IEFP e visa garantir o acesso gratuito a toda a rede de centros de emprego e a consulta mais rápida e fácil de ofertas de emprego disponíveis.

Os quiosques electrónicos apresentam uma tecnologia “touch screen”, para que de forma rápida e simples os candidatos possam inscrever-se nas ofertas de emprego disponíveis, e para que as entidades possam colocar ofertas de emprego, consultar os currículos dos desempregados e convocá-los para uma possível colocação na empresa.

Com a criação dos quiosques, os candidatos já não precisam de gastar tanto tempo nas filas de espera para serem atendidos nos centros de emprego, e podem também inscrever-se nas ofertas de emprego através de SMS.