“O prestígio e o nome que a universidade tem”. Estas são as razões apontadas pelo vice-reitor da Comunicação, Imagem e Relações Internacionais, António Marques, para que as páginas de internet da Universidade do Porto (UP) sejam as mais procuradas no conjunto das universidades portuguesas.

Os dados lançados pela ‘4 Internacional Colleges & Universities‘ colocam a UP em vigésimo no “top” das universidade europeias mais populares. Já no “top” 200 mundial, a UP ocupa o 155º lugar. A organização avalia, de acordo com o registo das visitas no “website”, a popularidade das universidades nos cinco continentes.

Apenas uma outra instituição de ensino superior nacional encontra-se na lista: a Universidade do Minho está em 85º no âmbito europeu.

Para além da popularidade, a UP é procurada pela sua qualidade, como referido no ‘Webometrics‘. A quantidade e a qualidade de documentos colocados na Internet colocam a instituição do Porto em 93º no ranking europeu e em 264º lugar no top 3000 mundial.

A Universidade Técnica de Lisboa ocupa o lugar da segunda instituição portuguesa melhor classificada. O vice-reitor sublinha que o facto da UP ser a universidade com mais alunos no país e que essa possa ser a causa da popularidade e qualidade ganha pela instituição na Internet.

Estrangeiros procuram cada vez mais a UP

António Marques acredita que o interesse pela UP, por parte dos alunos participantes no programa Erasmus, está a aumentar. “Há um número cada vez maior de estudantes estrangeiros” à procura de informação sobre a instituição de ensino superior portuense, afirma o vice-reitor.

Os estudantes brasileiros têm contribuído em maior número na busca de informação sobre pós-graduações e mestrados na UP e hoje são um número em crescimento na universidade. O interesse em fazer um “programa de formação e investigação” na UP pode estar na base da atenção que a universidade tem tido por parte da América do Sul, indica António Marques.