O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, anunciou, esta quinta-feira, um aumento de 15% no número de obras científicas referenciadas internacionalmente em 2006.

A afirmação surge no âmbito do lançamento de uma semana dedicada à Ciência em Portugal. Em declarações à Lusa, Mariano Gago indicou que 2006 ficou marcado por “uma forte mobilização da comunidade científica nacional”.

Mas não foi apenas a produção científica que aumentou. De acordo com o ministro, o número de investigadores bolseiros financiados directamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) também cresceu. Em 2005, eram 5.000; em 2006 o número disparou para 5.800.

Mariano Gago adiantou ainda que o número de doutoramentos realizados nas universidades portuguesas também aumentou (de 1.180 para 1.250 em 2006).

“Ciência está a mexer no nosso país”

O ministro referiu também que houve um aumento de 58% do número de patentes registadas no Gabinete Europeu de Patentes e uma subida de 50% de registos no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos.

Em função destes dados, o primeiro-ministro comprometeu-se a continuar a contribuir com verbas do Orçamento de Estado para o sector. “A ciência está a mexer no nosso país”, esclareceu Sócrates.