Para dar uma nova cara e uma nova vida à orla marítima, foi apresentado, esta sexta-feira, o “Porto Bandeira Azul”, um projecto que visa melhorar as condições de utilização das praias do Porto, de forma a cumprir, num futuro próximo, os requisitos necessários para serem reconhecidas com a “Bandeira Azul”, uma distinção outorgada anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa.

De acordo com Rui Rio, o objectivo passa por, em 2008, duas das oito praias do Porto serem pela primeira vez distinguidas com o certificado de qualidade. “Em 2007 vamos ter indicadores que nos permitem obter, em 2008, Bandeira Azul pelo menos em dois pontos da costa”, anunciou o presidente da câmara, na cerimónia de apresentação do projecto.

Nesse sentido, foi também assinado um protocolo entre a autarquia e a Administração do Porto de Leixões (APDL) tendo em vista a candidatura das praias ao galardão máximo de qualidade. A APDL fica também encarregada de garantir a manutenção do areal das praias portuenses.

Liderado por Joaquim Poças Martins, presidente da empresa Águas do Porto, o projecto já está a ser posto em prática “há uns meses”. O primeiro passo foi identificar a origem da poluição das águas. E “ao contrário do que muitos pensam”, o responsável pela má qualidade da água, defende Poça Martins, não é o rio Douro.

Na realidade, o problema reside na falta de saneamento de 600 habitações das freguesias de Nevogilde, Foz e Aldoar, que não têm ligações à rede de águas residuais domésticas, ou seja, não são tratadas. “O esgoto não tratado de uma só pessoa afecta uma mancha de água equivalente à área de um campo de futebol, o que impede que nos próximos anos seja possível tomar banho em algumas praias”, explicou Poças Martins.

Por isso, a Águas do Porto construiu, nos últimos meses, 16 intersecções de colectores de águas pluviais poluídas. Até ao final de Maio está previsto o reforço de uma estação elevatória de esgotos e a construção de duas novas unidades que vão permitir conduzir todo o efluente até à ETAR de Sobreiras. Até agora, já foram gastos “cerca de 200 mil euros”.

Também em Maio, a tempo da época balnear, as praias vão receber areia nova, uma das componentes essenciais para a atribuição da Bandeira Azul, e novos equipamentos como chuveiros, lava-pés e instalações sanitárias.

Propostas para o verão de 2008

Poças Martins apresentou ainda um ambicioso e extenso conjunto de propostas de intervenção nos cerca de três quilómetros de costa portuense, algumas das quais poderão vir a ser executadas na próxima época balnear.

Tendo em conta as características intrínsecas, o seu uso tradicional e a sua envolvente próxima, a cada praia é atribuido um conceito. O responsável pelas Águas do Porto sugere, assim, a construção de zonas desportivas, parques infantis, piscinas de água quente e o reordenamento das esplanadas junto à costa.