Colocar um vídeo na internet será cada vez “mais rápido e fácil”, que “vai se tornar algo habitual e natural para as pessoas”. É a convicção de Steve Garfield, um realizador de Boston, Estados Unidos, que criou o termo “vídeo blogue” em 2004. A edição deste ano dos “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” de Avanca inclui uma categoria de competição para os “vlogs”.

“Será fácil partilhar vídeo a partir das ruas através de um telemóvel como o Nokia N93/N95”, exemplifica o “vlogger”, que é já um utilizador desta técnica. “A aplicação LifeBlog permite gravar vídeo e colocá-lo no blogue, apenas carregando em algumas teclas do telemóvel”, explica ao JPN, por e-mail.

“Este é um futuro que eu não podia ver há uns meses atrás, mas que agora já está presente”, refere. Segundo o “vlogger”, o avanço tecnológico está a facilitar o processo de gravação de vídeo pelo telemóvel e a sua publicação directa na Web. Uma imagem cada vez com mais qualidade é outro dos avanços da tecnologia apontado por Steve Garfield.

“Fonte adicional de notícias”

A ideia de criar um blogue onde as imagens falassem mais que as palavras começou a popularizar-se em 2004. Steve Garfield foi um dos primeiros “vloggers”. Já tinha um blog desde 1997 e há muito que trabalhava com vídeo. Resolveu então colocar os seus vídeos num blogue – nascia o Steve Garfield Video Blog.

No seu “vlog”, Garfield declarou que 2004 iria ser o ano oficial dos vídeo blogues, apesar de poucas pessoas conhecerem o fenómeno. No ano seguinte, surgiu o Yahoo Videoblogging Group e, desde então, há cada vez mais “vloggers”, agregadores de vídeo e “sites” que permitem criar vlogs por toda a Web.

A importância dos “vlogs” está no facto deles serem “uma fonte adicional de notícias”, diz Steve Garfield. Podem ajudar a mostrar outros pontos de vista e outras vozes, já que “às vezes não existem os dois lados de uma estória”. De acordo com o “vlogger”, o essencial do vídeo blogue consiste em captar um momento da realidade e pô-lo na web. Mesmo as pessoas que não têm grande conhecimento de vídeo podem fazê-lo.

Por outro lado, já existem vídeo blogues que investem na produção de conteúdos. É o caso do muito popular “Rocketboom“, em que diariamente é apresentado um programa informativo com um lado cómico. Nos Estados Unidos, os vídeo blogues estão numa fase de maior desenvolvimento . Vão desde programas diários até “reality shows”.

Justin.tv é um exemplo da vida filmada directamente para a internet”, realça Steve Garfield. Neste vídeo blogue é possível “assistir à vida de uma pessoa”. Justin diz, no seu vlog, que segura uma câmara 24 horas por dia, sete dias por semana.