No âmbito da semana dedicada à divulgação científica, o Estado português vai assinar amanhã, quarta-feira, na Alfândega do Porto, um Memorando de Cooperação com a Sociedade Fraunhofer, a rede nacional de Laboratórios de Investigação Aplicada da Alemanha

A Fraunhofer-Gesellschaft, fundada em 1949, é a maior organização europeia de laboratórios de investigação aplicada e foi responsável pela criação e desenvolvimento do mais popular formato de ficheiro de som do mundo, o mp3. A instituição reúne 56 institutos Fraunhofer espalhados pela Alemanha.

O acordo prevê a instalação de um Instituto Fraunhofer em Portugal – o primeiro da Europa fora da Alemanha – e centra-se no sector das tecnologias emergentes, nomeadamente as tecnologias da informação e comunicação, biotecnologia, nanotecnologia, engenharia de produção avançada e logística.

De acordo a UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento –, uma das várias entidades que vai assinar acordos bilaterais com aquela prestigiada instituição, o objectivo central é estabelecer um quadro para a cooperação contínua e sistemática entre os Institutos Fraunhofer e as instituições de I&D em Portugal.

Esta iniciativa, no âmbito do ciclo de iniciativas “Ciência 2007”, contempla ainda a apresentação de uma centena de novas empresas de base tecnológica com apoio da Agência de Inovação e o lançamento das Iniciativas CiênciaVALOR, para apoio ao registo internacional de patentes e à valorização económica do conhecimento científico.

A cerimónia vai ser presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e conta com a presença, do lado alemão, do secretário de Estado para a Educação e Investigação, do presidente da Fraunhofer Gesellshaft e de uma delegação de dirigentes e investigadores daquele insituto