Sporting e Beira Mar procuram reservar, esta quarta-feira, a partir das 21h (RTP1) no Estádio José de Alvalade, o primeiro bilhete para a final da Taça de Portugal no Jamor. Um local que não é estranho a nenhuma das equipas: os “leões” já marcaram presença por 20 vezes, tendo vencido 13, e os auri-negros já lá estiveram numa ocasião, suficente, porém para conquistar o troféu.

São, portanto, dois clubes com história na prova que hoje disputam um lugar naquela que é considerada a maior festa do futebol português. Pelo seu historial e pelo “factor casa”, o Sporting assume natural favoritismo, como já reconheceram os treinadores, apesar de a imprevisibilidade ser nota dominante nesta 66.ª edição da Taça – basta recordar as eliminações do FC Porto frente ao Atlético, da II Divisão, e do Benfica diante do Varzim, da Liga de Honra.

Em Alvalade vão encontrar-se duas equipas que estão num dos seus melhores momentos da equipa. O Sporting soma cinco vitórias consecutivas no campeonato, que lhe valeram a subida à vice-liderança, e o Beira Mar está numa fase ascendente, depois de um empate moralizador com o Benfica e de uma vitória em Setúbal que pode ser decisiva para garantir a permanência.

Por isso, conscientes da importância do encontro e de estar na final, os dois treinadores não vão poupar jogadores. Sem lesionados nem castigados, Paulo Bento vai manter o mesmo onze que derrotou o Sporting de Braga e o Marítimo. Do lado aveirense, Paco Soler vai ser forçado fazer, pelo menos, uma alteração, devido à lesão do avançado montenegrino Delibasic, que deverá ser substituído pelo brasileiro Roma.

Equipas prováveis:

Sporting:

Ricardo, Abel, Caneira, Polga e Tello, Miguel Veloso, Nani, João Moutinho e Romagnoli; Liedson e Yannick Djaló

Beira Mar:

Eduardo, Ribeiro, Ricardo, Alcaraz e Tininho, André Leão, Diakité, Vasco Matos e Rui Lima, Ratinho e Roma