Um dia, um quilómetro, um objectivo. É o lema da campanha da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), que se prepara para integrar uma marcha de um quilómetro no Estádio Nacional, amanhã, sexta-feira.

A ideia surgiu para advertir a comunidade para a importância da prática de exercício e adopção de uma forma de vida mais saudável por parte dos diabéticos, com vista a obter melhor qualidade de vida.

“Um dos objectivos da associação é promover a prática de exercício físico para prevenção de doenças tardias associadas à diabetes”, refere o presidente da AJDP, Paulo Moreira.

O responsável afiança que os exageros não são benéficos. “Não é necessário efectuar-se um desporto de competição. Basta andar pelo menos um quilómetro por dia para que haja uma melhoria na qualidade de vida do doente diabético”, diz.

A marcha vai juntar, à mesma hora e em mais de 50 países de todo o mundo, milhares de pessoas. O evento assinala também os 50 anos de existência da metformina, um medicamento utilizado para tratar a diabetes, que contribui para baixar o açúcar no sangue, assegurando que o fígado não o fabrica em demasia.

A metformina mantém, volvidos 50 anos da sua descoberta, a credibilidade como terapêutica: a Associação Americana da Diabetes e a Associação Europeia para o Estudo da Diabetes recomendam um tratamento com este fármaco, aliado a alterações no estilo de vida no momento do diagnóstico.

Amanhã, a AJDP terá disponível para venda o livro “No pico da liberdade”, que conta a história de sete jovens diabéticos que experimentaram, em 2005, uma escalada ao Kilimanjaro.

As receitas resultantes da venda da obra revertem a favor da associação, que já planeou, para Outubro, a subida de 4167 metros à Cordilheira do Atlas, em Marrocos. Um empreendimento que vai reunir 25 jovens que padecem de diabetes.