Pelo terceiro ano consecutivo a iniciativa “Yoga e Exames sem stress”, organizada pela Associação Lusa do Yoga (ALYO), pretende ensinar os estudantes universitários e do secundário a superarem a época de exames através de aulas gratuitas do Yoga-Sámkhya.

Durante todos os fins-de-semana do mês de Maio os alunos podem aprender como relaxar, armazenar energia e autoconfiança para um melhor desempenho.

Aumentar o rendimento do estudo, ensinar a estudar de forma mais concentrada ainda que cansados e controlar o “stress” antes e depois dos exames são alguns dos objectivos das aulas do Yoga-Sámkhya.

Através de exercícios de descontracção e exercícios respiratórios, a ALYO quer combater o “stress” causado pelos exames. Uma aula de ioga tem o efeito de umas férias na energia do praticante, segundo a associação.

De ano para ano, a adesão “é cada vez maior”, refere Catarina Ferreira da ALYO. No entanto, afirma que os alunos “não sabem o que é o Yoga na realidade e o quanto os podem ajudar”. Mesmo assim, sublinha que, tendo em conta o aumento da participação dos estudantes, estes se “sentem cada vez mais satisfeitos”.

A iniciativa está a ser divulgada através dos meios de comunicação social, cartazes, internet e também nas associações de estudantes, com apresentações de Yoga avançado nas faculdades.

Cada região fornece os apoios necessários. A energia do Yoga passará por várias cidades de todo o país, rumando de Lisboa para o Porto, Coimbra, Faro, Almada, Setúbal, Aveiro, Matosinhos e Tomar.

No Porto, a câmara, o Gabinete de Actividades Desportivas da Universidade do Porto (GADUP), o Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP) e as várias associações de estudantes da universidade ajudam a desenvolver a iniciativa, que acontece a 19 de Maio e 2 de Junho.