Em luta acesa pelo quarto lugar no campeonato, Belenenses e Sporting de Braga esquecem-se por 90 minutos (ou 120) do combate europeu e discutem, esta quinta-feira, pelas 21h (RTP1), a última vaga para a final da Taça de Portugal. O vencedor da partida vai defrontar o já qualificado Sporting no Estádio Nacional, a 27 de Maio.

No Estádio do Restelo joga-se muito mais do que uma passagem à final da Taça. Está também em disputa uma vaga na Taça UEFA, já que o Sporting está muito perto de assegurar a presença na “Champions”. Mas tanto o Belenenses como o Sporting de Braga podem nem precisar dessa vaga, uma vez que se mantiverem as classificações actuais garantem a Taça UEFA pela via do campeonato.

De qualquer modo, estar presente na festa do Jamor é um convite aliciante, de prestígio, que nenhum dos clubes quer enjeitar, apesar de já terem pisado por mais do que uma vez o relvado do Jamor. Os azuis de Belém foram dos primeiros clubes a conquistar a Taça de Portugal na longínqua época de 1941/42, tendo vencido o troféu por mais duas vezes, nas cinco presenças no Estádio Nacional.

Os bracarenses já fizeram também história na segunda maior prova do futebol português. Com três presenças na final, a primeira e única vitória arsenalista na prova aconteceu na há 41 anos frente ao Vitória de Setúbal. As duas últimas finais, uma na década de 80, outra nos anos 90, foram perdidas para o FC Porto.

Belém na máxima força, Braga quase

Confiança e concentração são as palavras de ordem dos treinadores que podem, pela primeira vez, juntar ao currículo uma presença na final da Taça. Jorge Jesus já esteve perto de o conseguir, Jorge Costa só lá foi como jogador, com a camisola do FC Porto.

Apesar de distantes na filosofia de jogo, os técnicos deverão apresentar um esquema muito próximo, o 4-3-3. No “Belém”, Jorge Jesus tem todos disponíveis para atacar a meia-final. Do outro lado, Jorge Costa não vão contar com o lesionado Luís Filipe, cujo lugar deverá ser ocupado por Frechaut.

Equipas prováveis:

Belenenses:

Marco, Amaral, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim, Sandro Gaúcho, Rúben Amorim e José Pedro, Silas Cândido Costa e Dady.

Sp. Braga:

Paulo Santos, Frechaut, Paulo Jorge, Rodriguez e Carlos Fernandes, Madrid, Andrade e João Pinto, Maciel, Wender e Zé Carlos.