O corpo clínico do Hospital da Luz revelou esta segunda-feira que Eusébio está a “despertar sem problemas” e que o seu estado de saúde é “estável”. O antigo jogador do Benfica deverá sair terça-feira dos cuidados intensivos do Hospital da Luz, onde está internado, e ter alta dentro de três a quatro dias.

O responsável pela unidade dos cuidados intensivos da unidade hospitalar, João Sá, afirmou que Eusébio “está actualmente estável”. “Em todo o caso devemos ter moderação”, acrescentou.

O médico revelou ainda que o ex-jogador “desperta sem problemas”, que o seu “estado de espírito” é “bom” e que apresenta “análises normais”.

Eusébio foi internado na madrugada de sábado e foi-lhe diagnosticada aterosclerose (espessamento e perda de elasticidade das artérias) na artéria carótida interna esquerda, responsável por irrigar o cérebro, pelo pescoço.

Mais de 30% das pessoas que padecem deste tipo de aterosclerose sofrem AVC (acidente vascular cerebral), “maciços e de consequências graves”, segundo médicos do Hospital da Luz, num prazo de cinco anos, caso não sejam alvo de operação.