O alemão Patrice e os brasileiros Papas da Língua são os nomes internacionais que vão subir ao palco principal da Queima das Fitas do Porto, que acontece entre 6 e 12 de Maio. O cartaz oficial das noites da Queima foi apresentado esta segunda-feira.

Ao contrário do que o JPN tinha anunciado, serão os Blasted Mechanism e não Pedro Abrunhosa a actuar na primeira noite do evento (madrugada de 6 de Maio), juntamente com os portuenses The Mad Dogs, vencedores do concurso de bandas de garagem.

O dia de domingo, 6 de Maio, começa com a Missa da Benção das Pastas, que este ano regressa ao Estádio do Bessa. Para a noite estão reservados os concertos de Pedro Abrunhosa e David Fonseca.

A noite de segunda-feira, vai ser dedicada ao reggae português, com a actuação dos Mercado Negro, e internacional, pela voz de Patrice.

Na terça-feira, 8 de Maio, a academia mostra-se à cidade no habitual cortejo, que este ano termina em frente à Câmara do Porto. No “Queimódromo”, Quim Barreiros animará a noite, juntamente com Fernando Pereira.

Rui Veloso volta às noites da Queima das Fitas no dia 9, quarta-feira, seguindo-se o concerto da banda de Alcobaça The Gift. Na mesma noite decorre o Festival Internacional de Tunas Académicas (FITA), que deixa o Coliseu do Porto e passa para o Seminário de Vilar.

Habituados às noites de quinta-feira estão os Da Weasel. Com um novo álbum intitulado “Amor, Escárnio e Maldizer”, as “doninhas” vão encerrar a noite depois do concerto dos Mundo Secreto, que se estreiam na Queima portuense.

A pensar no público mais jovem, para a noite de sexta-feira estão agendados os concertos dos Papas da Língua e dos portugueses D’ZRT.

O último dia da Queima das Fitas 2007 é dedicado ao rock. Pelo palco vão passar os Oioai, uma banda rock portuguesa que acaba de lançar o seu álbum de estreia, e os lendários Xutos & Pontapés, que vão encerrar o evento.

Outra das novidades passa pelos transportes disponíveis para o recinto da Queima das Fitas. Este ano, os estudantes têm à disposição o Metro do Porto, que vai reforçar o serviço entre 6 e 12 de Maio. Em conferência de imprensa, Pedro Barrias adiantou ainda que o recinto da Queima está a ser requalificado de modo a melhorar a comodidade e segurança dos estudantes.

Os bilhetes vão estar à venda a partir de quinta-feira. Os preços para estudantes rondam os 6 e 7 euros.