Intitula-se “Papéis, Interacção e Mudança Social” e é um “workshop” que pretende “dotar as pessoas de um instrumento que usa a linguagem teatral, investigar como as relações e os papéis se exercem na sociedade e arranjar estratégias para lidar com elas”, explica o formador José Soeiro.

Organizado pelo departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a iniciativa, que acontece esta quinta e sexta-feira, trabalha situações concretas e a partir delas desenvolve “técnicas que permitem encontrar soluções para cada situação”, diz José Soeiro. Envolvidos em jogos, reflexões e encenações os participantes tomam consciência do espaço em que vivem.

Através da partilha de histórias da vida realizam-se encenações. No final do “workshop”, os participantes “apresentam uma história e as pessoas que estão a assistir podem interagir e dar a sua opinião sobre como o problema pode ser resolvido”, mostra o formador.

No final da primeira manhã, Gisela Marques, uma das participantes, reconhecia que apesar de não ter vindo com expectativas, estava “surpreendida”. “As regras de jogo da sociedade são postas a descoberto com brincadeiras”, justificou. Já Denise Esteves revelou que “deu para pensar sobre relações de poder e situações do quotidiano”.

“Permite ter uma atitude mais consciente das atitudes diárias”, diz a encenadora Regina Guimarães, que descreve o “workshop” como uma “prática que concilia a experiência artística e estética com a política”. A actividade fê-la “descobrir” coisas sobre si própria. É uma iniciativa que “permite melhorar certas coisas”, sublinha.