A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a coordenar um projecto europeu de monitorização do oceano Atlântico. O Maritime Incident Research and Innovation Network (MARINE) tem como objectivo evitar acidentes marítimos com graves consequências ambientais.

Incentivar a troca de conhecimentos tecnológicos em rede é uma das metas do MARINE. O projecto “está fundamentalmente vocacionado para experiências, demonstrações e missões”, explica Fernando Lobo Pereira, docente da FEUP e coordenador do MARINE.

Investigadores e alunos do mestrado integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores vão ser os principais contribuintes para este projecto, que incide especialmente na criação de redes de recolha de informação para evitar acidentes marítimos com consequências ambientais graves.

Essas redes serão tanto de sensores como de veículos, que poderão ser autónomos ou teleoperados, subaquáticos ou de superfície. Veículos aéreos não tripulados também serão desenvolvidos.

A investigação vai ser dividida em “quatro projectos-piloto que cobrem as diversas vertentes de actuação na eventualidade de incidentes marítimos: indentificação; prevenção e detecção; preparação; resposta e recuperação”, disse Lobo Pereira ao JPN.

O projecto vai durar 18 meses e conta com a parceria de instituições portuguesas como a Administração dos Portos do Douro e Leixões e a INOVA+, e também de organizações europeias como a Fundación Universidad da Coruña (Espanha), a Brest Pilotage (França) e a University of Limerick (Irlanda).

O orçamento do MARINE é de 734 mil euros, dos quais 55% são financiados pelo programa europeu INTERREG IIIB, que suporta projectos que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

“Indicações para a inovação tecnológica emergirão como consequência”, afirma o professor, para quem o objectivo último desta iniciativa é a estimulação da investigação nesta área.