A actividade não é nova: um peditório público com o intuito de angariar fundos para os pacientes do hospital. A iniciativa, promovida pela Liga dos Amigos do Hospital de Santo António, para além do objectivo principal, pretende ainda divulgar as actividades que a Liga tem vindo a desenvolver.

O apoio dado pela Liga passa por várias vertentes, envolvendo meios financeiros e não financeiros. O presidente da Liga, Benvindo Justiça, afirma que, para além da ajuda dada e do conforto, a Liga distribui pequenos-almoços, paga consultas para as quais os doentes não se podem deslocar, roupas e atribui subsídios para medicamentos e estadia dos familiares dos doentes.

“Para fazer aquilo que o Estado não considera importante”, remata Benvindo Justiça e, assim, poder “humanizar a estadia dos doentes no hospital”.

O programa, que termina no sábado, conta este ano com uma novidade: a intervenção do Bispo do Porto, Manuel Clemente, que vai realizar uma palestra de formação. As pessoas que se encontram há mais tempo na Liga serão, ainda, homenageados no Dia do Voluntário.

Liga comemora 30 anos a fazer “ajuda humanitária”

“Ajudar o paciente em tudo o que não diga respeito aos cuidados de saúde”. A função dos voluntários da Liga estabelece-se a partir desta linha.

O número de voluntários da Liga – 300 – tem vindo a crescer. Na opinião do presidente, “há uma maior consciência das necessidades dos doentes”. A prova está no facto de não haver uma “ausência de candidatos a voluntários”.

No ano em que a Liga dos Amigos do Hospital de Santo António faz 30 anos, o presidente destaca que é necessário uma “melhoria dos subsídios”. Ao longo dos anos “a evolução tem sido lenta e difícil”. No entanto, nos últimos cinco anos, tem havido um “crescimento exponencial”, em parte devido ao aumento da dimensão do hospital.