Alunos do curso de Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) de Matosinhos desenharam e fabricaram as embalagens para uma marca imaginária de café timorense: Aroma de Liberdade. A partir do conceito, criaram uma identidade (“brand”). Os trabalhos estão em exposição na ESAD até esta sexta-feira, das 9h às 23h.

A ideia essencial é “sensibilizar os alunos para as questões do consumo sustentável”, disse Emanuel Barbosa, professor de Design de Comunicação na ESAD, e coordenador desta iniciativa. Através deste exercício, os alunos são chamados à atenção para a responsabilidade do designer e para a importância das suas decisões de trabalho.

O segundo objectivo é levar o conceito do Comércio Justo até aos alunos (segundo Emanuel Barbosa, menos de um quarto dos alunos conhecia esta causa) e depois ao público em geral, através da exposição.

Este processo criativo passou por uma etapa de investigação. Os alunos “tiveram de investigar a cultura, as origens e a produção de café em Timor”, afirmou Emanuel Barbosa. A Associação Reviravolta, do Porto, que promove o Comércio Justo desde 2000, colaborou com os alunos neste projecto, explicando o conceito de comércio solidário e sustentável aos alunos.

A Reviravolta não põe de lado a hipótese de este projecto vir a tornar-se realidade. Emanuel Barbosa acredita que “é complicado, mas não é impossível” tornar a Aroma de Liberdade numa marca real, através de conversações com produtores em Timor.