A população portuguesa está dividida a meio face à eventualidade de novo referendo sobre a regionalização, segundo números divulgados pelo Barómetro Marktest para o “Diário de Notícias” (DN) e TSF, conhecido esta quinta-feira.

O tema, que voltou a reunir atenções, ainda não obteve consenso entre a população portuguesa. A percentagem de indivíduos favoráveis à realização do referendo é de 42,1%, valor que se expressa também a percentagem de inquiridos que se mostram contra. 15,1% da amostra não manifestou uma opinião sólida sobre o assunto.

A realização da consulta aos portugueses encontra maior apoio nas zonas do Grande Porto, Litoral Norte e o Sul, com 51% a favor. Por outro lado, a Grande Lisboa e o Interior Norte apresentam 48% de pessoas a rejeitarem a realização de um novo referendo.

O barómetro mostrou ainda que o eleitorado socialista defende mais o referendo, com 50%, comparativamente aos 40% do eleitorado social-democrata que concordam.

A lei estipula que a regionalização só poderá avançar em referendo, tendo o Governo explicitado que só vai encarar a realização da consulta depois de 2009, na próxima legislatura.

No referendo de Novembro de 1998, o “não” venceu peremptoriamente, com 63,51% dos votos. O “sim” ficou-se pelos 36,49% e a abstenção foi de 51,7%.

O Barómetro da Marktest para o DN e TSF foi efectuado entre 17 e 20 de Abril, com 813 entrevistas, sendo o erro de amostragem de 3,44% para um intervalo de confiança de 95%.