Os carros eléctricos históricos vão desfilar este sábado à tarde por toda a linha da marginal do Rio Douro, no Porto. O início do desfile está marcado para as 15h30, em frente ao Museu do Carro Eléctrico e termina no Infante.

No percurso vão participar 10 carros eléctricos (dos quais, nove são de tracção eléctrica) que pertencem à colecção do museu. A directora do Museu do Carro Eléctrico, Cristina Pimentel, destaca a diversidade de veículos que vão desfilar. “Os veículos abrangem o período entre 1895 até cerca de 1940. Vamos ter os primeiros eléctricos que circularam na cidade do Porto em 1895, até um atrelado 1920, um Carro Torre também da mesma época”, explica.

“Trazer o museu para a rua uma vez por ano” é o grande objectivo da iniciativa organizada pelo Museu do Carro Eléctrico e pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP).

A directora do Museu do Carro Eléctrico mostra-se bastante optimista quanto à participação no desfile. “Normalmente a adesão é sempre muito grande. Se o tempo estiver bom, achamos que vai ser exactamente como tem sido até agora: uma grande adesão”.

Contudo, os carros têm uma lotação limitada. “Nós só temos cerca de 200 lugares para o desfile e esgotam sempre”, afirma Cristina Pimentel. Em termos da adesão do público, a directora confirma que os desfiles “têm sempre muita assistência”. Trazer veículos diferentes para o desfile é o objectivo. “Procuramos todos os anos variar os veículos”, conclui.