O Teatro Universitário do Porto (TUP) repõe, a partir deste sábado, “Cara de Fogo”. Encenada por Luciano Amarelo, a peça está em exibição todos os dias às 21h30 no Museu do Carro Eléctrico até 18 de Maio.

A peça centra-se num núcleo familiar disfuncional. A personagem central é Kurt, o filho mais novo, adolescente e pirómano, muito ligado à sua irmã Olga. “Existe uma relação dúbia, incestuosa entre os irmãos”, diz João Lemos do TUP.

“A disfuncionalidade vai aumentando ao longo da peça e o gosto [de Kurt] por fogo e bombas torna-se cada vez mais evidente”. Esse crescendo de instabilidade inicia-se quando Olga apresenta Paul à família e Kurt compreende que não é mais o favorito da irmã.

“Cara de Fogo” foi escrita em 1979 e é da autoria do alemão Marius von Mayenburg. Segundo João Lemos, a peça enquadra-se na “linha de trabalho do TUP, na onda do experimentalismo”. O grupo de teatro tem-se debruçado mais sobre peças contemporâneas e escolheu esta obra “por ter uma componente social importante”.

João Lemos assume que o TUP teve “uma fase em que andou um bocado perdido, com poucas actividades”. Contudo, nos últimos anos o grupo tem investido em “tornar a instituição mais activa e mais próxima da Universidade do Porto”, assinalando o Dia Mundial do Teatro com actividades e mantendo os cursos de representação de dois em dois anos.

O grupo de teatro continua a fazer “workshops” ocasionalmente e está integrado numa plataforma com “todos os grupos de teatro da UP”, que está a organizar um festival de teatro universitário.