A Comissão Europeia reviu em alta as suas previsões de crescimento económico para a Zona Euro, apontando para uma evolução de 2,6% para este ano e de 2,5% para 2008. Valores que correspondem a uma melhoria de duas e de três décimas, respectivamente, face aos valores previstos anteriormente.

Esta alteração deve-se à melhoria acentuada do crescimento e a baixa do desemprego na Alemanha, previstas para o próximo ano.

A Comissão Europeia melhorou em três décimas a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano, para 1,8%, um valor que iguala o número apresentado pelo Governo, e de 2% para 2008. Apesar da subida, estes valores continuam aquém da média da Zona Euro.

Segundo a Comissão Europeia, a actividade económica em Portugal “continua numa trajectória de ascensão moderada”. No entanto, Portugal continua na cauda da União Europeia, uma vez que se estima um crescimento de 2,9% neste ano e de 2,7% para 2008 na UE.

Quanto à taxa de desemprego em Portugal, Bruxelas prevê que se fique este ano pelos 7,7%, mantendo o valor já previsto há seis meses. No próximo ano deverá descer ligeiramente em duas décimas, para 7,5%. Uma previsão mais negativa e superior às do Governo, que aponta para uma taxa de desemprego de 7,5% este ano e de 7,2% em 2008.

Está previsto um défice orçamental em 2007 para Portugal de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB), superior em duas décimas às estimativas do governo de José Sócrates. Bruxelas prevê também que o défice do próximo ano será de 3,2% do PIB.