A imigração é um fenómeno incontornável em Portugal. Se há umas décadas o nosso país fornecia mão-de-obra a países como França ou Alemanha, ao longo dos anos a tendência foi-se invertendo. Temos recebido cada vez mais imigrantes. Portugal passou a ser a casa de acolhimento de comunidades brasileiras, africanas ou de leste, entre outras.

Sabe-se que a decisão de mudar de país tem sempre como pano de fundo a procura por uma vida melhor. Mas nem sempre se afigura tarefa fácil. Dificuldades de legalização, distância dos entes queridos, problemas em ter emprego ou discriminação são apenas apontadores das contingências que a comunidade imigrante enfrenta em Portugal.

O ministro da Presidência desloca-se esta segunda-feira ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) do Porto “para tomar contacto com os diferentes gabinetes e instituições que ali desenvolvem serviços de apoio aos cidadãos imigrantes”. Também no Porto, Pedro Silva Pereira vai assinar 34 protocolos de apoio financeiro com diversas associações de imigrantes, num montante global de 412 mil euros.

Volvidos três anos, o balanço sobre o trabalho do CNAI “é positivo”, afirma Neila Karimo, responsável do CNAI que abriu no Porto em Abril de 2004. “É evidente que há que melhorar todos os dias, mas a instituição é muito dinâmica e temos por filosofia estar sempre a mudar, no sentido de nos adaptarmos à realidade quando nos apercebemos que nem tudo está bem”.

Neila Karimo crê que uma das grandes vantagens do CNAI é a sua polivalência. “Proporcionou um espaço em que as pessoas podem ter um atendimento personalizado e humanizado. Congregam-se diferentes instituições, podem resolver-se diferentes problemas, de segurança social, ou legais, que precisem de apoio jurídico. É possível, num só dia, resolver um problema que antes demorava meses”, afirma.

“Prestamos todo o tipo de apoio, desde a simples informação a suporte jurídico”, além de indicações sobre procura de emprego, ou encaminhamento para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. “Depende do que a pessoa precisa, da dificuldade que tiver”, esclarece.