Portugal desceu um lugar na escala de literacia digital (“e-readiness”) do “Economist Intelligence Unit” (EUI) de 2007, liderada pela Dinamarca. O estudo revela que Portugal está no 27º posto, a seguir a países como Itália e França.

A literacia digital é uma forma de equacionar a receptividade de um mercado em relação a eventuais oportunidades proporcionadas por novas tecnologias. Desta forma é também possível estudar a forma como as empresas e os utilizadores individuais aproveitam os bens e serviços electrónicos. A análise contempla apenas os países da Zona Euro, excepto o Luxemburgo, que não faz parte da pesquisa.

Só a Itália manteve o mesmo lugar do ano transacto (o 25º posto), tendo os restantes sofrido oscilações na classificação. Portugal e a Eslovénia caíram um posto, tendo as maiores quebras sido para a Alemanha, que desceu sete lugares, e Irlanda, que caiu cinco posições.

Na classificação geral, que conta com 69 países, a Holanda está em oitavo lugar este ano, tendo descido dois lugares face a 2006 e a Finlândia encontra-se em 10º, já que recuou três posições. Segue-se a Áustria, que registou uma descida de três lugares para 11º.

A Alemanha ocupa o 19º lugar, tendo caído sete posições, enquanto a Irlanda está em 21º, contra o 16º lugar registado em 2006, e a França em 22º, sendo que no ano passado ocupava a 19ª posição.

Este ano, foram implantadas algumas alterações de metodologia de pesquisa, tendo resultado num enfoque maior no ambiente político e na “e-governação”, além da educação e inovação, aumentando a “fasquia no ‘e-readiness'”, como adianta a unidade de informação económica do grupo “The Economist”, salientando que este aspecto levou a que a tabela de classificação se alterasse.

Ao primeiro lugar do “ranking”, pertencente à Dinamarca, com 8,88 pontos, seguem-se os Estados Unidos da América e a Suécia, ambos em segundo lugar, com 8,85 pontos, depois Hong Kong e Suíça. No último lugar da tabela está o Irão com a pontuação de 3,08, tendo descido quatro lugares.