Mais de dois mil fãs de computadores vão concentrar-se e trabalhar em rede, de 25 a 29 de Julho, na Batalha.

A “Campus Party Portugal”, que já contou com quatro edições antes de 2004, no Norte do país, requer uma conectividade web a rondar os 2,5 Gbps, com uma montagem que usa cerca de 100 quilómetros de cabos para comunicações em rede e mais de dois quilómetros de fibra óptica.

A iniciativa, organizada pela Impresa Digital e apoiada pela Cisco, colocará à disposição 2.500 portas, correspondendo cada uma a uma máquina.

A “Campus Party” vai durar cinco dias. Nesse tempo, os participantes têm direito a uma mesa, uma cadeira, uma ficha tripla e um cabo de rede. O computador não é fornecido pela organização, sendo obrigatório para o utilizador levar um com ele. O tempo de permanência em frente ao aparelho depende da capacidade de resistência do cibernauta.

A organização desta iniciativa, que vai decorrer na Exposalão Batalha, vai envolver um gasto superior a meio milhão de euros. Os responsáveis classificaram o evento de “orgia de computadores” e disseram que se trata de um dos fóruns mais animados, mas também mais sérios do universo das tecnologias da informação.

O “campus” contará ainda com uma zona livre para quem quiser desfrutar da internet de forma gratuita.