Uma em cada 10 páginas web contém vírus ou outro tipo de “malware” que pode ser instalado, através de “download”, no computador do utilizador sem o seu conhecimento e afectar o sistema informático. É a conclusão de uma análise profunda da Google a 4,5 milhões de páginas.

Cerca de 450 mil páginas web, encontradas pela pesquisa do Google, contêm códigos nocivos que, através de “download”, instalam “spywares”, “trojans” (cavalos-de-tróia), entre outros, sem o conhecimento do utilizador. E 700 mil páginas web têm códigos que afectam o sistema informático.

Segundo a empresa, através da navegação na internet “o utilizador é presenteado com uma quantidade de ‘sites’ que prometem ser interessantes, com conteúdo pornográfico explícito, software, entre outros”, mas através do acesso pelo “link” vai ser instalado um vírus no computador, que altera não só o sistema informático do PC, como também poderá ser copiada informação do “login” ou “passwords”.

Este tipo de contaminação representa uma mudança nos tradicionais meios de disseminação de vírus informáticos, como anexos de emails ou “spam”.

A equipa de investigadores do Google também analisou a forma como eram inseridos códigos nocivos nas páginas web. Concluiram que esses códigos estavam inseridos em locais do website que o proprietário não controla, como os “widgets” (pequenos programas, que permitem o “download de um calendário, por exemplo).

Um comentário, em blogues ou fóruns, que contém links para imagens ou outros conteúdos, pode infectar o computador.

Para os “sites” potencialmente perigosos o Google dá um alerta para que os utilizadores saibam que a navegação na webpage seguinte não é segura.