FC Porto, Paços de Ferreira e Desportivo das Aves são as equipas que dependem de si para atingirem os seus objectivos nas três lutas que vão animar a última jornada da Liga.

São apenas três pontos em disputa, mas que podem valer uma época inteira. Contas de somar, de subtrair e outras mais complexas, que podem obrigar a pegar na calculadora, vão ser feitas na última jornada da Liga. A última palavra pertence à matemática.

Na discussão pelo título, todos jogam em casa. O FC Porto parte obviamente em vantagem, já que é o único que depende de si próprio para cortar a meta em primeiro. Assim, os “dragões” podem festejar o bicampeonato se vencerem o Desportivo das Aves, no Dragão. Mas os azuis e brancos podem até dar-se ao luxo de empatar se o Sporting não ganhar ao Belenenses, ou mesmo perder se o Sporting e o Benfica fizerem o mesmo.

Já o Sporting, para ser campeão, tem que vencer e esperar que o FC Porto não ganhe, ou empatar se o líder perder e o Benfica empatar com a Académica.

Quanto ao Benfica resta uma única hipótese: bater os estudantes e torcer para que o FC Porto perca e o Sporting, no mínimo, empate.

Os números para a Europa

O sexto lugar, que este ano dá acesso à Taça UEFA, continua em aberto e acessível a três equipas: Paços de Ferreira, União de Leiria e Nacional da Madeira.

Na capital do móvel, a Europa vê-se mais de perto: uma vitória coloca os pacenses pela primeira vez nas competições internacionais. Porém, uma derrota do Paços de Ferreira na visita ao “aflito” Beira Mar e um empate da União de Leiria, lança a equipa do Liz no sexto lugar. Os dois conjuntos empataram a zero, mas os leirienses têm melhor diferença de golos.

Isto se o Nacional da Madeira não vencer, já que os madeirenses têm vantagem sobre os dois adversários directos e também num eventual campeonato a três, se ficarem todos em igualdade pontual.

Manutenção: três candidatos para dois lugares

Se o campeonato tivesse terminado este domingo, Setúbal e Beira Mar desceriam. Apesar de partilharem os mesmos pontos que os aveirenses, o Desportivo das Aves leva vantagem no confronto directo e uma vitória sobre o FC Porto, no Dragão, garante a manutenção à equipa orientada pelo professor Neca.

Os sadinos são últimos e para se salvarem estão obrigados a vencer a Naval 1.º de Maio, na Figueira da Foz, e esperar que os outros dois não vençam.

Em caso de empate entre os três, Aves e Setúbal despendem-se da Liga, já que o Beira Mar leva vantagem neste “campeonato dos aflitos”.