E a uma jornada do fim do campeonato nada está decidido. Ninguém seguiu a máxima “não deixes para a amanhã aquilo que podes fazer hoje” e, portanto, as contas do título, do sexto lugar e da manutenção ficaram todas adiadas para os últimos 90 minutos da Liga portuguesa. Só mesmo a Académica garantiu a permanência, mas, mesmo assim, por via de resultados alheios.

Com a maioria dos jogos a decorrer à mesma hora, não faltou emoção à penúltima jornada, que até esteve perto de terminar com um novo líder. Em desvantagem no marcador durante a maior parte da partida, o FC Porto conseguiu chegar ao empate a 15 minutos do fim, evitando sair de Paços de Ferreira no segundo lugar.

Isto porque o Sporting venceu em Coimbra a Académica, ganhando dois pontos na luta pelo título e ficando a apenas um da liderança. Aos “leões” resta agora esperar por um novo deslize dos “dragões” para tentar chegar à meta em primeiro numa corrida que continua a ser a três.

O Benfica foi a Setúbal afundar ainda mais o Vitória e ganhou um novo alento numa batalha que parecia perdida. Os encarnados têm agora que torcer por, pelo menos, uma derrota do FC Porto e um empate do Sporting para conquistarem o campeoanto.

Europa sem dono

É, portanto, com a calculadora na mão que a grande parte das equipas vai entrar na derradeira jornada. Se o dono do quarto lugar ainda está por encontrar – Braga e Belenenses continuam de mãos dadas na tabela -, o do sexto também.

O Nacional aproximou-se do Paços de Ferreira e da União de Leiria, que também não foi além de um empate frente à tranquila Naval 1.º de Maio. Com um ponto de vantagem sobre os leirienses e três sobre os insulares, os pacenses não podem vacilar, já que perdem no confronto directo com os adversários em caso de igualdade pontual.

Académica deixa “campeonato dos aflitos”

As derrotas dos três últimos classificados deixaram tudo igual na zona vermelha da tabela, o que acabou por beneficiar a Académica, que, mesmo sem vencer, garantiu a manutenção no principal escalão do futebol português.

Entre Desportivo das Aves, Beira Mar e Vitória de Setúbal, a luta por um lugar ao sol promete durar até aos derradeiros minutos da Liga, sendo que os avenses partem com alguma vantagem, já que podem nem precisar de pontuar se os outros dois também não o fizeram.

Mas numa Liga ao rubro, que no próximo ano vai contar com dois históricos do futebol português – Leixões e Vitória de Guimarães festejaram este domingo a subida -, tudo pode mesmo acontecer e as contas vão mesmo fazer-se no fim.