Os reitores das Universidades do Porto, Aveiro e Minho vão apresentar na próxima quinta-feira, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, pelas 18h, os primeiros programas conjuntos de doutoramento em Portugal.

“É um modo de estender a cooperação em áreas onde é preciso massa crítica internacional. Juntando forças de grupos de excelência das várias universidades, conseguimos ter uma dimensão superior à que cada uma tem para si”, disse ao JPN o reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos.

“Sou muito partidário da cooperação, quer intra-universidade, quer inter-universidades, sempre que daí resultar uma vantagem clara para as instituições envolvidas e para o país”, acrescentou.

Os protocolos abrangem as áreas de Informática, Telecomunicações, Ciências do Mar e Geociência (estes dois últimos apenas entre a Universidade de Aveiro e Porto).

Os quatro programas doutorais deverão arrancar já no próximo ano lectivo e serão ministrados alternadamente nos campus envolvidos.