O grupo empresarial Squarestone assinou, esta quarta-feira, um protocolo de cooperação para o investimento no âmbito da reabilitação urbana da Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística de Vila Nova de Gaia, no Convento Corpus Christi.

A Squarestone vai investir 40 milhões de euros para a reabilitação do centro histórico de Gaia. O investimento insere-se no quadro da estratégia da intervenção determinada pelo “Masterplan“.

A construção de complexos habitacionais nas instalações do Rei Rairo Terraces (antigo Hard Club) vai custar 19 milhões de euros. Ao todo, são 5.950 metros quadrados de habitação para 19 fogos. Já na Destilaria do Álcool (48 fogos) serão investidos 21 milhões para um total de 8.200 metros quadrados de habitação e 3.550 para estacionamento.

O preço por metro quadrado rondará os 3 mil euros nas instalações do antigo Hard Club, e os 2.550 euros na Destilaria do Álcool.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia (CMG), Luís Filipe Menezes, sublinha a importância do investimento estrangeiro quer em imobiliário, quer em indústrias ou serviços, nomeadamente em S.Félix da Marinha, mas lembra que a CMG teve de lutar para cativar os investidores.

O arquitecto Pedro Balonas, autor das plantas dos dois complexos habitacionais, define o público alvo das habitações como agregados familiares de grande poder económico. Mas o presidente da câmara põe de parte a exclusão dos moradores de classes sociais mais baixas.

Pedro Balonas garante que vão ser mantidos os traços originais dos edifícios para preservar a história.

Quanto aos problemas relacionados com as cheias do rio Douro, Balonas garante que a segurança é absoluta, porque as habitações vão ser construídas acima do nível de perigo. As questões de estacionamento serão resolvidas dentro do próprio núcleo habitacional, acrescentou.

A construção das habitações terá início provável no Outono deste ano e ficará pronta no fim de 2008, segundo o vice-presidente da CMG, Marco António Costa.

Vinho do Porto é principal referência

Marco António Costa apontou o Vinho do Porto como uma referência e uma atracção para captar investimentos, tal como a redução de 21% para apenas 5% de IVA para construção nas zonas críticas. Revelou ainda que nos próximos quatro anos, um projecto de reabilitação habitacional de 80 milhões de euros poderá trazer 600 pessoas para a zona ribeirinha.

Robert Sloss, um dos responsáveis da Squarestone, afirmou que uma das razões que o levou ao investimento foi as paisagens do Porto e Gaia, junto do rio, que, pela sua beleza, atraem cada vez mais visitantes.

Sloss acredita que vai haver grande procura por parte da população local e revelou o interesse do grupo empresarial em fazer novos investimentos em outras zonas de Portugal, tanto em habitações como em zonas comerciais e de serviços.