A gravidez na adolescência é o tema do segundo debate das jornadas sobre Educação Sexual “Mudar a Conversa – Educação Sexual nas Escolas Portuguesas”, uma iniciativa do Movimento Jovens pelo Sim Norte que acontece esta sexta-feira, às 21h30.

Os oradores do debate, no auditório do ISPGAYA, em Gaia, são a investigadora Bárbara Figueiredo, da Universidade do Minho, as professoras Cândida Ramoa e Ilda Taborda, Carla Silva, da Associação para o Planeamento da Família, Nuno Gradim, da Comissão para Igualdade e para os Direitos das Mulheres, e Paula Antunes, da Rede Ex-Aequo.

“A implementação da educação sexual nas escolas é muito importante e é nesse sentido que vieram estas jornadas”, explicou ao JPN Laura Mesquita, do movimento.

“Uma das razões de existir do Movimento Jovens pelo Sim foi o referendo em relação ao aborto e uma das questões com a qual nos debatemos durante a campanha foi a educação sexual nas escolas”, acrescentou.

O movimento crê que “as gravidezes na adolescência acontecem por falta de conhecimento e de informação”. Depois de aprovada a lei que consagra a despenalização do aborto, por opção da mulher em estabelecimento de saúde legalmente autorizado, um dos pilares de luta do Jovens pelo Sim, as metas são outras: “A educação sexual e o acompanhamento das pessoas nos hospitais e centros de saúde para que seja tomada a decisão que considerem mais correcta”, referiuLaura Mesquita. “Parecem questões menores, mas são a chave para o tema do aborto”.