Após as indecisões que marcaram o periodo de negociações relativo à segunda fase das obras do Metro do Porto, a Junta Metropolitana (JMP) e o Ministério das Obras Públicas chegaram finalmente a acordo.

O entendimento contempla a extensão da linha verde, que actualmente termina no ISMAI, até à Trofa no primeiro trimestre de 2008. No entanto, tal só vai acontecer após a realização de um estudo que estabeleça se a ligação vai ser de via única ou dupla.

A linha que finda no Estádio do Dragão vai igualmente ser alvo de um processo de extensão e passar a acabar em Venda Nova, concelho de Gondomar.

Igualmente previsto no acordo está o prolongamento da linha amarela, cujo término é na estação João de Deus, até Laborim, no concelho de Gaia.

Quaisquer novas propostas de linhas serão incluidas num concurso global, no qual será também concessionada a exploração da rede da Metro do Porto, a começar no ano de 2009.

Entre as linhas objecto de estudo estão Gondomar-Gaia, Senhora da Hora-Hospital de São João e uma ligação entre Matosinhos Sul e a zona ocidental do Porto.

Governo garante obras de inserção urbana

O Governo vai mesmo pagar as obras de inserção urbana realizadas na sequência da construção das linhas do Metro – uma das exigências da Junta Metropolitana. A decisão constitui uma cedência por parte do Executivo que, na primeira fase, tinha defendido que fossem as autarquias a pagar os custos das obras.

Contudo, todas as obras de inserção que venham a surgir posteriormente terão que ser pré-negociadas entre o Governo e as autarquias.