As pessoas que decidirem visitar esta sexta-feira os museus portuenses vão poder contar com entradas gratuitas ou com desconto, visitas guiadas, percursos temáticos, exposições, oficinas e outras actividades culturais, organizadas a propósito do Dia Internacional dos Museus.

O Museu Romântico, o Museu do Vinho do Porto e a Casa do Infante organizam visitas guiadas para o público. As visitas são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia.

Apesar de não terem nenhuma actividade comemorativa, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Museu de Arte Sacra e Arqueologia, o Museu Nacional da Imprensa e o Núcleo Museológico da Santa Casa da Misericórdia do Porto têm entradas gratuitas. Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio e Casa-Museu Engenheiro António de Almeida juntam-se à lista.

Na Casa-Museu Guerra Junqueiro, pelas 16h30, vai poder visitar-se o mobiliário de assento em couro lavrado a cargo do especialista Franklin Pereira. Às 19h, a Casa-Museu vai ser palco de um concerto de música indo-muçulmana.

No Museu Papel Moeda, propriedade da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, decorrem várias actividades para pessoas com necessidades especiais, famílias, séniores e estudantes. Entre as 11h e as 18h, no Parque da Fundação, vão estar expostos automóveis antigos.

A iniciativa “Histórias sobre rodas” conta com a presença dos proprietários dos veículos e com figuras da história automóvel para revelarem os segredos dos clássicos. “Percurso Táctil: ver com as mãos” é a actividade dirigida especialmente aos invisuais e amblíopes. Para famílias, ATL, escolas ou outros grupos vão ser organizados percursos temáticos.

Para além da parceria com a Universidade do Porto para festejar este Dia Internacional dos Museus, o Museu Soares dos Reis oferece uma programação para todos, com entrada gratuita. A apresentação do roteiro de peças escolhidas “Novos Olhares no Museu” vai marcar o final da manhã. Há ainda um debate sobre direitos humanos.

A programação especial do Museu de Arte Contemporânea de Serralves inclui visitas guiadas às exposições patentes no museu, oficinas temáticas para crianças, o percurso “Arquitectura em Serralves”, música com a actuação de alunos do 5.º ano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e a peça de teatro “Jardins e Sombras”. Entre as 10h e as 19h, a participação nas actividades e as entradas vão ser gratuitas.

A inauguração da exposição “Jardins Portáteis” e o debate “Quem trabalha no Museu?” são outros dos eventos a acontecer em Serralves. A Feira do Livro de Arte, no “hall” do museu, começa esta sexta-feira e termina a 28 de Maio. As publicações seleccionadas podem ter descontos até 50%.

O Museu Militar vai inaugurar a exposição “Simbologia e Objecto Militar”, às 16h. A entrada é gratuita. Quem optar por visitar o Núcleo Museológico da Venerável Ordem Terceira de São Francisco (Igreja de São Francisco), a título individual, vai ter descontos na entrada.

No Museu do Carro Eléctrico, não há iniciativas especiais. Neste museu, a entrada não é gratuita. O Museu da Indústria está a mudar de instalações, por isso também não organizou qualquer evento.

No resto do país, a entrada nos museus integrados na Rede Portuguesa de Museus é gratuita.