No Dia Internacional dos Museus, o edifício da Reitoria, na Praça Gomes Teixeira, abre as portas para mostrar os espólios museológicos da Universidade do Porto (UP).

Para as 16h, está prevista uma visita guiada à exposição “Depósito: Anotações sobre Densidade e Conhecimento”, que reuniu, pela primeira vez, no mesmo local 570 peças dos vários museus da UP (Belas Artes, Engenharia, Medicina, Botânica, História Natural, Instituto Arquitecto Marques da Silva e Casa-Museu Abel Salazar).

A visita será conduzida pelo comissário da exposição, Paulo Cunha e Silva, e pela directora do Museus Soares dos Reis, Maria João Vasconcelos. Os directores dos museus da UP também vão estar presentes.

Às 17h, no Museu Soares dos Reis, o egiptólogo Rogério Sousa vai guiar uma visita à colecção egípcia do Museu de História Natural da Faculdade de Ciências.

Pelas 18h30, a Sala de Antropologia e Pré-História Mendes Corrêa, no mesmo Museu de História Natural, vai servir de palco a uma performance que visa estabelecer paralelismos entre a actualidade e os antepassados.

As iniciativas comemorativas são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.

Museu da FEUP lança CD-Rom para os estudantes

O Serviço de Documentação e Informação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) assinala o Dia Internacional dos Museus com o lançamento do CD-Rom “FEUPmuseu: em construção”. Este suporte vai ser distribuído gratuitamente pela comunidade da FEUP.

Mais de mil peças do início do século XIX até ao presente constituem o acervo do museu. Espólios que remontam ao tempo da Academia Politécnica do Porto, com colecções raras e importantes de instrumentos científicos de apoio ao ensino e à investigação.

No CD-Rom vai estar reunida a informação recolhida ao longo da primeira fase do inventário do património museológico da FEUP. O CD-Rom marca o ponto de partida para uma reconstituição mais completa da memória do Museu da FEUP e também da história da tecnologia em Portugal.