O Chelsea conquistou este sábado a Taça de Inglaterra ao bater o Manchester United por 1-0, após prolongamento, no novo Estádio de Wembley. José Mourinho alcançou, assim, o único troféu que ainda não constava do seu palmarés no comando dos “blues””.

Um golo de Didier Drogba, quando todos já aguardavam pelas grandes penalidades, permitiu ao Chelsea, festejar o seu segundo título da época, depois de ter arrecadado a Taça da Liga Inglesa, frente ao Arsenal.

Chelsea e Manchester United estiveram muito aquém daquilo que evidenciaram ao longo da época e estiveram longe de proporcionar uma grande partida de futebol, como esperavam os quase 90 mil espectadores que encheram o novinho Wembley. Se no banco se falava português, com Mourinho de um lado e Carlos Queirós do outro, no campo Paulo Ferreira e Cristiano Ronaldo representaram as cores lusas.

O lateral direito, em bom nível, venceu quase sempre o duelo com o avançado dos “devils”, que neste jogo esteve uns furos abaixo daquilo que mostrou durante aquela que foi a sua melhor época em Inglaterra.

O jogo foi sempre muito dividido, disputado sobretudo no meio-campo, longe das balizas e sem grandes ocasiões de golo. No prolongamento a tendência da partida manteve-se, sendo apenas contrariada aos 115 minutos quando Drogba, após uma combinação fantástica com Lampard, bateu Van der Sar e decidiu a partida a favor do Chelsea.

Fernando Meira campeão pelo Estugarda

Na Alemanha, também houve festa portuguesa. O Estugarda, onde alinha o internacional Fernando Meira, sagrou-se este sábado campeão pela quinta vez na sua história, ao derrotar em casa o Energie Cottbus por 2-1, na última jornada da Bundesliga.

O resultado permitiu aos novos campeões segurar a vantagem de dois pontos sobre o segundo classificado, o Schalke 04, o líder do campeonato durante boa parte da época, que venceu o Arminia Bielefeld também por 2-1.

Fernando Meira conquista, assim, o seu primeiro título da carreira. O central chegou a Estugarda em 2000 e rapidamente se assumiu como o esteio da defesa. Esta época disputou 20 jogos pelo clube na Liga alemã e apontou três golos.

Estugarda e Shalke 04 garantem, deste modo, a presença na próxima edição da Liga dos Campeões e o Werder Bremen terá que disputar a terceira pré-eliminatória para repetir a presença na prova. O Bayern de Munique, a grande desilusão do campeonato, e o Bayer Leverkusen vão disputar a Taça UEFA.