A Câmara do Porto vai financiar a Fundação Casa da Música com 835 mil euros até 2010 para a promoção de diversas acções culturais e formativas.

O contrato-programa firmado esta segunda-feira entre as duas entidades determina ainda que o Concurso Internacional de Música do Porto aconteça na Casa da Música (CdM) e a realização de um Festival Suggia, tendo por base o Prémio Suggia lançado pelo município e Conservatório de Música portuenses.

“Apoiar o serviço educativo, especificamente a área sénior e as escolas” é um dos objectivos do acordo, enunciou Maria Amélia Cupertino de Miranda, vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Casa da Música. Só nos primeiros quatro meses deste ano, a CdM organizou 396 actividades formativas, mais do dobro do que em 2006 inteiro.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, lembrou que a CdM depende financeiramente de dinheiros públicos e que, por isso, “tem a obrigação de ser a casa de todas as músicas e de todos os públicos”. Se antes era vista como um “factor de desprestígio”, “desde que se despolitizou” a CdM tornou-se um “factor de prestígio” para a cidade, defendeu Rio.

O autarca disse ainda esperar que no futuro o financiamento seja superior e lembrou a política que tem seguido para este tipo de protocolos: não devem ultrapassar em mais de um ano o fim do mandato, que termina em 2009, para não comprometer a equipa que se seguirá na Câmara do Porto.