Foram 24 horas de “desporto e saúde”. Na passada sexta e sábado, todos os que se deslocaram à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) puderam praticar desporto e avaliar a sua condição física. A iniciativa foi organizada pela Associação de Estudantes da faculdade.

Foi Rosa Mota quem abriu as portas do evento. Numa corrida de nove quilómetros e meio, a atleta olímpica, o árbitro de futebol Paulo Paraty, duas professoras e duas alunas da FADEUP transportaram uma réplica da chama olímpica num percurso desde o Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP), passando pela Escola Rodrigues de Freitas (antiga Faculdade de Desporto) até à actual Faculdade de Desporto.

Ao longo de uma hora e sempre em passo acelerado, a atleta foi aclamada como “Rosinha” por todos os que a viam passar.

Rosa Mota lamentou a escassa participação dos alunos de Desporto. “Tenho pena que não houvesse mais alunos a participarem. Devia haver uma mobilização maior. Esta é uma boa iniciativa, mas talvez fosse melhor e tivesse mais gente se algumas das actividades fossem feitas na Baixa portuense.”

O evento prolongou-se durante a noite de sexta-feira, com um torneio de futebol, andebol, voleibol, basquetebol, tiro com arco, BTT, orientação, natação e escalada. A equipa da casa “Vai tu” foi a vencedora. A partir das 9h de sábado, a FADEUP abriu as portas a quem quisesse praticar as mais variadas actividades ou até mesmo avaliar a sua condição física.

No final, a presidente da Associação de Estudantes da FADEUP, Ana Alexandre, considerou que “os objectivos foram alcançados”. “Tivemos mais de mil visitantes. Todos tiveram a possibilidade de praticar desporto, fazer um rastreio e avaliar a sua condição física”, disse, prometendo que para o ano as “24 horas Desporto e Saúde” vão acontecer de novo, mas talvez noutra data.