A regra já tinha sido “invertida” este ano lectivo. Os alunos de algumas faculdades da Universidade do Porto (UP) puderam este ano avaliar os professores que até então os tinham avaliado. No próximo ano lectivo, o sistema vai ser generalizado. Todos os alunos da UP vão preencher um inquérito de forma a avaliar o desempenho dos professores.

O inquérito vai agora ser comum em todas as faculdades. O objectivo passa por “comparar resultados e usar as experiências dos que sejam melhores, para os outros tirarem partido disso”, esclarece o reitor da UP, José Marques dos Santos.

O sistema de avaliação interna serve para “que, depois, quando vierem as avaliações externas, reconheçam a qualidade e vejam” que a UP está empenhada em “garantir essa qualidade com mecanismos próprios internos”, assegura Marques dos Santos.

O reitor está convicto que todos os professores vão aderir ao sistema de bom grado. “Os professores são pessoas que gostam de trabalhar e sabem que hoje a qualidade passa por avaliar a qualidade do trabalho que se faz”, diz. E acrescenta: a avaliação é feita “sempre com o interesse de melhorar o desmpenho e não de estar a punir ou a premiar quem quer que seja”.

Mas a “nota” dos 27.690 estudantes da UP não vai ser o único critério. A avaliação dos pares vai também contar. O processo está pronto para arrancar em Setembro. A UP pretende repetir a avaliação de três em três anos. Os funcionários não docentes também deverão ser avaliados através do Sistema Integrado de Avaliação da Administração Pública.