O Herbário do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) associa-se à comemoração do 300.º aniversário do nascimento do naturalista sueco Lineu, comemorado mundialmente amanhã, quarta-feira, e ao Dia da Biodiversidade, que se assinala hoje, ao lançar a sua versão digital.

Trata-se de uma base de dados que contará com cerca de 30 mil espécies, das 700 mil que compõem a colecção. “O ‘site’ é resultado de um projecto que foi financiado a meias pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POSC) e a FCTUC”, afirmou ao JPN a professora e responsável pelo projecto, Fátima Sales.

Vão estar disponíveis para a comunidade “conteúdos de natureza científica na área da biodiversidade”, explicou Fátima Sales.

“O projecto tem duas vertentes, uma de educação nesta área e outra de natureza mais científica”, embora o utilizador possa aceder a ambas. “A vertente educacional envolve conteúdos de natureza muito vária que vão ser expandidos. Já existem projectos para o futuro que vão cobrir o interesse de várias faixas populacionais”, esclareceu a responsável.

“Conteúdos históricos, das expedições realizadas no herbário, que contribuíram em grande parte para o espólio que hoje temos, o maior de Portugal e o segundo maior da Península Ibérica” estarão disponíveis a partir de hoje, referiu.

Fátima Sales explicou que vai ser possibilitada “a difusão do conhecimento botânico, através de glossários acessíveis, conteúdos apelativos a estudantes”, acessíveis mas feitos de uma forma cuidada e com profundidade. “Na primeira fase destacam-se as matérias relativas ao aniversário do nascimento de Lineu”, disse.

A docente sublinhou a possibilidade de obter “informação seleccionada da base de dados do Herbário”, disponível através de uma busca. “Temos informação disponível para todo o mundo”. Neste momento, a base de dados diz respeito a 30 mil espécies das 700 mil que compõem a colecção. “Isto é o início, é um trabalho para muito tempo”, concluiu.