O Sindicato dos Enfermeiros (SE) acusa o Hospital de São João, no Porto, de gestão ruinosa e acusa a administração do hospital de não querer pagar aos enfermeiros mais de 50 mil horas extraordinárias em atraso, o que corresponde a mais de 750 mil euros de pagamentos em atraso. O sindicato acusa ainda a administração do hospital de má gestão em todo este processo.

José Azevedo, do SE, diz que “não pode haver acordo porque o hospital é dirigido por pessoas que não querem dialogar com o sindicato”. “É um desrespeito pela Constituição, pelas instituições públicas e principalmente pelo sindicato”, acrescenta ao JPN o representante do SE.

Para o sindicato, o pagamento das horas extras em atraso deve ser feito tal como a lei prevê, em dinheiro, e recusa a possibilidade destes profissionais serem compensados em folgas, tal como propôs a administração do hospital.

José Azevedo diz que “se os enfermeiros decidissem folgar, outros tinham que compensar em horas extraordinárias e esta situação aumentaria ainda mais o problema do pagamento de horas extras”.

O presidente do sindicato garante que “os enfermeiros vão organizar protestos em frente ao hospital, de forma a que o público saiba das dificuldades vividas por estes profissionais”. O sindicalista adiantou ainda que “só não avança para a greve, porque os doentes é que ficariam prejudicados”.