É um dos “primeiros frutos” da nova filosofia de dinamização e promoção do teatro universitário no Porto. Arranca hoje, quarta-feira, o “INPUT” – Festival Anual de Teatro da Universidade do Porto (UP), com a peça “Doze Pedaços de Lua”, levada à cena pelo S.O.T.A.O. (grupo de teatro do ICBAS).

A peça, marcada para as 21h30 no Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira, é uma adaptação do texto “Histórias Mínimas”, de Javier Tomeo. A encenação é de Pedro Estorninho e o elenco conta com 13 actores.

O festival, inédito no Porto, é fruto do trabalho da Plataforma dos Grupos de Teatro da Universidade do Porto, um organismo que congrega todos os grupos de teatro universitário da cidade. O objectivo é reunir todos os recursos e obter um maior apoio da reitoria da UP.

O “INPUT” conta com a participação de vários grupos da UP: Teatro Universitário do Porto (TUP), Engenharte (Faculdade de Engenharia), Máscara Solta (Faculdade de Letras), Sobretudo (Faculdade de Belas Artes), S.O.T.A.O. (ICBAS), TIC TAC (Faculdade de Ciências) e X-Acto (Faculdade de Psicologia). Também vão estar presentes o GreTUA (Universidade de Aveiro), o TEB (Instituto Politécnico de Bragança) e o TeatrUBI (Universidade da Beira Interior).

O festival promove também dois “workshops” e encerra a 1 de Junho, com uma festa nas instalações do TUP, em Cedofeita.