A partir de hoje, quarta-feira, está disponível “um título de transporte que lhe permite fazer todo o seu percurso, independentemente dos transbordos que tenha de fazer ou dos meios de transportes que tenha de utilizar”, explicou a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

O primeiro Centro da Mobilidade do país primeiro Centro de Mobilidade do país , situado na estação de S. Bento, no Porto, foi inaugurado hoje. Resulta de um investimento da CP, em parceria com a STCP e a Metro do Porto de cerca de 80 mil euros.

Depois de ter experimentado o funcionamento do centro, Ana Paula Vitorino reconheceu que este “é um bom serviço para o cliente” e que “o atendimento é muito rápido”.

O objectivo do centro é “tentar responder a todas as questões que os clientes colocam e encontrar o melhor título que serve as suas necessidades”. “É um sítio onde o cliente é servido com qualidade e pode ter resposta a todas as suas necessidades de mobilidade”, referiu.

O Porto é o “sítio ideal para se localizar um sistema desta natureza”, continuou a governante. A escolha da cidade como pioneira do projecto justifica-se porque na Área Metropolitana do Porto há “centenas de milhões de viagens por ano”, sublinhou a secretária de Estado.

“Sistema de transportes não pode ser estanque”

Na inauguração do Centro da Mobilidade, a secretária de Estado dos Transportes destacou a “evolução extraordinária que o sistema de transportes da Área Metropolitana do Porto tem registado nos últimos anos”: avançou o metro, a nova rede da STCP e aumentou em 17% a oferta da CP.

“O sistema de transportes não pode ser estanque, não é estanque”, sublinhou. “Para um bom sistema intermodal, temos de fazer uma aposta para promover uma melhor qualidade de vida”, através da “transferência do transporte individual para o público”, afirmou.

Entre 2005 e 2006 houve no Porto um aumento dos passageiros no conjunto dos três operadores públicos, facto que, para Ana Paula Vitorino, “mostra o civismo da população”.

Alguns operadores privados já aderiram ao Andante. No entanto, ainda não está generalizado “porque faltam ajustar alguns sistemas tarifários”, aponta a secretária de Estado. Os operadores “vão entrando à medida que o sistema tarifário se adapta e corrige”.

Estão a ser feitos contactos entre a CP e a TAP para que possa haver um acréscimo do transporte aéreo a este Centro da Mobilidade.

Presentes na inauguração estiveram, também, os presidentes da CP, STCP e Metro do Porto.