“O Porto foi o primeiro a criar o cargo do provedor para as pessoas com deficiências”, fez questão de lembrar o presidente da Câmara e da Junta Metropolitana do Porto, Rui Rio. Esta quinta-feira, foi assinado mais um projecto em que o Porto é pioneiro: o Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD).

Trata-se de um protocolo de cooperação entre a Área Metropolitana do Porto (AMP) e o Secretariado Nacional Para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD). O projecto insere-se no Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade 2006-2009 (PAIPDI).

O principal objectivo é prestar às pessoas com deficiência uma informação global e integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes, para depois procurar soluções adequadas a cada situação concreta.

Rui Rio diz que este é “mais um passo positivo num caminho muito longo” e lembra que ele próprio sentiu o constrangimento da pouca mobilidade, quando foi pai e empurrou um carrinho de bebé.

“Orgulho-me da Avenida dos Aliados. Os arquitectos ouviram o provedor e, nesta matéria, está perfeita”, disse ainda o presidente da Câmara do Porto e da Junta Metropolitana do Porto.

“Espero que este SIM-PD seja um sucesso e se expanda por todo o país. Para isso, é preciso que os autarcas aceitem o desafio”, declarou a secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.