O Sporting conquistou, este domingo, a sua 14.ª Taça de Portugal ao vencer o Belenenses com um golo de Liedson a três minutos do fim, no Estádio Nacional. Num jogo mais equilibrado do que muitos à partida esperavam, o avançado brasileiro acabou por fazer a diferença e oferecer a Paulo Bento o seu primeiro troféu da carreira de treinador.

Com esta conquista, os “leões” ultrapassam o FC Porto no número de títulos na prova, contabilizando 14, ainda distantes da marca do Benfica (24).

O conjunto de Alvalade voltou a entrar bem no jogo, mas ao contrário das últimas partidas não marcou, nem conseguiu dar continuidade à avalanche ofensiva que o tem caracterizado nos últimos tempos. Isto porque o Belenenses rapidamente equilibrou as operações, apostando em contra-ataques venenosos que levavam muito perigo à área leonina.

E foi assim que surgiu o primeiro momento mais perigoso do jogo, por intermédio de Amaral num remate cruzado em que a bola passou rente ao poste da baliza de Ricardo. O Sporting tinha mais posse de bola, mas sentia muitas dificuldades em ultrapassar a bem organizada defesa do Belém.

Só mesmo perto da meia-hora é que os “leões” obrigaram Costinha a aplicar-se. Num lance nascido do flanco esquerdo, Romagnoli consegue ganhar posição na área e remata cruzado para boa defesa do guardião azul. Na recarga, Alecsandro, que jogou ao lado de Liedson, estava em boa posição para marcar, mas inexplicavelmente preferiu assistir um colega.

O jogo começava a crescer em qualidade e em oportunidades de golo. Primeiro Silas voltou a assustar Ricardo e depois Romagnoli esteve perto de marcar num cruzamento desviado por um defesa contrário a que Costinha se opôs da melhor forma.

“Levezinho” garantiu o caneco

Na segunda parte, foi o Belenenses a entrar melhor, mas coube ao Sporting dar o primeiro sinal de perigo num remate de Liedson. Os azuis responderam de imediato num cabeceamento de Dady, que Ricardo desviou para a barra, naquela que foi a melhor oportunidade de golo da formação orientada por Jorge Jesus.

A tarde, porém, era de Costinha, que brilhou ao defender dois remates, um de Romagnoli, o melhor em campo, e outro de Nani. E quando todos pensavam que o jogo ia ser decidido no prolongamento, o Sporting adianta-se no marcador. Aos 88 minutos, Miguel Veloso cruza na esquerda e Liedson, ao primeiro poste, desvia a bola de Costinha. Estava feito o golo da vitória, o sexto do avançado brasileiro na prova. A Taça é do leão.