Nas contas do Governo, a greve geral desta quarta-feira teve pouca dimensão e consequências nas empresas e no sector público.

O Governo diz que a adesão à greve geral, convocada pela CGTP para hoje, quarta-feira, é de 12,8% no sector público e de 5% no privado. Os números são, como habitualmente, muito diferentes dos avançados pelos sindicatos.

“A greve está a ser parcial, com impacto limitado e com níveis de adesão inferiores a outros registados em greves recentes”, afirmou o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, numa conferência de imprensa que contou também com a presença do secretário de Estado do Emprego, Fernando Medina.

Nas contas do Governo, só 825 escolas num universo de 10.928 interromperam o funcionamento. De um total de 359 repartições de finanças, só 15 é que fecharam. Só um centro de emprego de entre 130 é que encerrou.

Quanto aos transportes, ainda segundo o Governo, a Carris está a funcionar a 94%, os comboios da CP a 85%, o Metro do Porto a 100% e os Transportes Colectivos do Porto a 80%.

Sector privado com baixo nível de adesão

A adesão na indústria química foi inferior a 5%, tal como na indústria têxtil, enquanto na indústria metalúrgica representou menos de 1%. Nas indústrias de material eléctrico a adesão foi inferior a 10%.