Na próxima segunda-feira, Dia da Prevenção do Cancro Cutâneo e do Euromelanoma, 28 instituições hospitalares vão disponibilizar um rastreio gratuito, nos serviços de dermatologia.

Basta consultar a lista dos hospitais no “site” da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e fazer marcação prévia. Os hospitais de São João e Santo António, no Porto, e o Curry Cabral e Santa Maria, em Lisboa, fazem parte da lista de unidades hospitalares que oferecem o rastreio.

A importância de iniciativas deste género prende-se com o aumento da taxa de cura, para um diagnóstico em fase inicial.

Quando detectado precocemente a maioria dos cancros da pele tem uma elevada taxa de cura. Para isso basta uma intervenção cirúrgica ou outros métodos de tratamento tais como crocirurgia, laser e radioterapia, que destroem e removem a área de pele afectada. Ou seja, a possibilidade de cura diminui com o atraso no diagnóstico e no tratamento.

Dados disponíveis nos institutos de oncologia apontam para 10 mil novos casos por ano no nosso país. O melanoma, um dos tumores mais perigosos, tem uma incidência elevada com cerca de 800 novos casos por ano.

É fundamental fazer um auto-exame e verificar se os sinais existentes na pele modificam de cor ou tamanho, ou se aparecem novos sinais, e consultar um médico periodicamente, especialmente se tiver pele, cabelo e olhos claros e sardas, ou antecedentes familiares de melanoma.

Sabendo-se que cerca de 90% dos cancros da pele são provocados por uma exposição solar de risco, um protector solar é indispensável, segundo os especialistas, mesmo nas actividades quotidianas ao ar livre.